Vice Campeã Sul Americana de Longboard 2014

Vice Campeã Sul Americana de Longboard 2014

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ruinas de Chan Chan



Com o termino do Campeonato Huanchaco Pro aproveitamos o ultimo dia para conhecer as lindas ruinas de Chan Chan.

Pegamos um taxi na Frente do Hotel a onde estávamos hospedados Huankarute Hostel, fica na cidade de Huanchaco, e ele nos levou até a entrada de Chan Chan, que fica próximo a Trujillo, combinamos do taxi ficar nos esperando (#Dica) . Pagamos 30 soles pela ida e a volta.

Outra dica legal é levar água, pois é muito quente, a caminhada é longa e lá dentro não tem aonde comprar.

Boa parte das Ruinas estavam sendo restauradas, como tinha lido sobre as Ruinas acabamos não pegando guia, mas por lá tem vários.

A ideia era sair das ruinas e ir até o Museu arqueológico que tem na entrada, porém quando chegamos já estava fechado.



Em fim, adoramos você fica andando em meio à ruinas e tentando imaginar como era tudo há 600 anos. Muita história, muita curiosidade... Vale muito a pena!


Chan Chan

Chan Chan, expressão derivada do muchik "Jang-Jang", que significa "sol-sol", é a cidadela pré-colombiana de adobe (material feito de barro e água) mais extensa, construída pelos chimú no litoral norte do Peru.

Chan Chan está localizada frente ao mar no Vale de Moche entre Huanchaco e Trujillo na Região La Libertad, e foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1986.

O nome deve-se à intensa exposição solar que suportava a cidade. Seu nome atual se deve às transcrições dos cronistas espanhóis.

O sítio arqueológico ocupa uma área de aproximadamente 20 quilômetros quadrados, e é considerada a maior cidadela de barro do planeta.

Um reino poderoso, com estrutura hierárquica definida e uma cidade perfeitamente planejada, abrigando 50 mil habitantes. Assim era Chan Chanhá 600 anos, hoje um dos mais preciosos sítios arqueológicos do mundo. Somente mãos habilidosas poderiam erguer uma cidade de barro como a de Chan Chan, costa norte do Peru. Próximo a Trujillo, Chan Chan foi a capital do Reino de Chimu, um dos mais poderosos da América do Sul, embora menos famoso que o Inca. Em 1986 a Unesco declarou esta relíquia arqueológica um patrimônio cultural da humanidade. E não é para menos: pelos cerca de 15km² nos quais se estende Chan Chan, há ruínas das edificações construídas em adobe, um material preparado com barro, palha e pedregulho, ideal para a região em que se localiza a cidade, quase sem chuvas. Não por acaso, Chan Chan significa "Sol Sol". Mas a erosão, provocada pela ação do tempo, colocou o sítio arqueológico em outra lista, a dos patrimônios em perigo.

Fotos: Luciano do Rosario

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chan_Chan














Nenhum comentário: