Vice Campeã Sul Americana de Longboard 2014

Vice Campeã Sul Americana de Longboard 2014

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Vice Campeã Sul Americana de Longboard 2014


Embarcamos para o Peru na primeira semana de fevereiro, para poder fazer umas imagens , treinar e disputar o Huanchacno Pro 2014, quando soube que o evento seria a seletiva para o WLT, não pensei duas vezes, e me foquei em poder estar presente. 

Não conseguimos pegar nenhum swel consistente , maximo de onda que pegamos foi um metro, mas deu para se apaixonar pelas longas ondas de huanchaco, uam cidade totalmente diferente das outras que já conhecia no Norte do Peru, achei tudo tao lindo e organizado, cidade limpa e cheia de flores. Mas oque mais me encantou foi realmente a paixão dos Peruanos pelo Surf. 

O campeonato começou dia 11 de fevereiro e terminou dia 14. A maioria dos competidores foram pegos de surpresa com a nova regra da ASP,  (Association of Surfing Professional) quando foi anunciado para todos uma série de mudanças nos critérios de julgamento do Longboard World Tour, com objetivo de refinar o surf apresentado pelos atletas e fazer com que isto reflita na evolução do esporte. A mais criteriosa foi que o surf tradicional de longboard volta a ter mais atenção do que as manobras progressivas. Ou seja, a ideia é que o surf clássico volte a ser o principal critério de julgamento, a plasticidade do atleta, a caminhada sobre a prancha, o seu estilo, e manobras de nouse Rider serão o foco, e não mais a velocidade e o surf progressivo. Confesso que gostei da mudança, por ser admiradora do estilo clássico.

A decisão masculina foi entre dois campeões mundiais, com o atual superando o de 2007, Phil Rajzman, para festejar a sua segunda vitória em quatro finais nas cinco edições do evento que vem decidindo os títulos sul-americanos de Longboard Profissional nos últimos anos.

Já a primeira final feminina da história do evento foi 100% verde-amarela, me orgulho de poder fazer parte desta historia, com a tricampeã brasileira Atalanta Batista, formamos a final. Fiquei com o Vice Campeonato porem com gosto de vitoria. Com este resultado consegui a vaga para o WLT e junto com as melhores do mundo estarei em 2015, vivendo algo que sempre sonhei.

“Ainda estou sem palavras, só tenho agradecer a Deus por tudo oque tenho vivido, a minha família, amigos e patrocinadores, sem eles não estaria chegando até aqui. Sempre sonhei em disputar o mundial de longboard, que tradicionalmente era feito na França, e que a cerca de 3 anos tem sido disputado na china. Mas a cada ano que passava via esse sonho mais longe por não termos na América Latina uma seletiva, quando soube da oportunidade , e que teria o evento em Huanchaco , tudo mudou. Vim decidida a buscar esse sonho, cheguei uma semana antes para treinar, e se adaptar as longas esquerdas da praia. E deu certo , foi um sonho. Lutei até o ultimo segundo para ganhar, mas sabia do potencial da Atalanta Batista, para mim uma das melhores longboards do mundo. Os Peruanos são apaixonados pelo surf, talvez na mesma medida que os brasileiros por futebol, fizeram uma festa linda com muito respeito e carinho com todos os atletas no evento. Minha Família estava comigo, oque fez esse Vice Campeonato ainda mais especial. Agora é foco, para treinar, e se adaptar as novas regras impostas da ASP para o critério de Julgamentos, e esperar pelo Mundial"


Queria agradecer a hospitalidade no Hotel Hankarute, nos trataram com uma familia, a Deus , minha Mãe, Meu marido, e meus patrocinadores, sem vocês eu não estaria realizando esse sonho !!

Agradecimento especial para Leilane Azambuja e Pipo Flach em nome da  Freesurf que na regreesiva mesmo na correria consegueriam me dar uma força especial para essa viagem, eternamente grata por fazer parte da Familia Freesurf....



Veja o Video da Final